sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Semana da Consciência Negra 2011

E chegamos a mais uma Semana da Consciência Negra. Todos os anos tenho, nessa data, a sensação de estar realizando um trabalho cada vez mais consistente. Isso porque percebo que, mesmo com passos nao muito velozes, essa temática tem ganhado espaço na mídia, na sociedade em geral, e, especialmente, na Escola.

E porque a Escola tem papel tão importante? bom, certa vez, assistindo a um documentário do qual não me recordo o nome, uma professora, num momento de desabafo, dizia: "A escola não pode tudo... mas pode muito!". Realmente, em certos momentos, parece que a Escola esta sendo incumbida de resolver todos os problemas da sociedade, mas na verdade, a sociedade tem cobrado da Escola mais que ensino. O temos cobrado da Escola é uma atuação mais contundente como formadora da cidadania.

Ontem, assisti estarrecido, mais uma notícia sobre agressão (dessa vez também física) a uma aluna negra. E, mais uma vez, uma porção de psicólogos comentando sobre bullyng. Eu, lógico, gritando do sofá da minha casa: "isso é racismo!". Será que essa Escola desenvolvia projetos que contemplasse a igualdade racial? Minha experiência me mostra que estabelecimentos de ensino que atuam efetivamente na formação da cidadania e na luta contra o racismo não estão isentas de fatos como esse, mas a possibilidade de que aconteçam é infinitamente menor.

O que quero para essa Semana da Consciência Negra é chamar mais uma vez a Escola para assumir sua posição. Não quero hoje postar dados, nem estatísticas, nada! apenas agradecer àqueles que de maneira mais direta tem contribuído para construirmos uma educação mais democratica e que seja fonte de conhecimento amplo, que não exclua nem discrimine nnhum conteúdo, e que veja na luta dos negros que construiram esse país um motivo de nos orgulharmos dos nossos ascendentes. SOMOS NEGROS SIM, ISSO É UM FATO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário