quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Orixá das águas - Iemanja

N'África, esse orixá recebe seu culto no encontro das águas doces e salgadas. No Brasil, ela, Iemanjá, tornou-se a dona das águas salgadas. Talvez seja a divindade mais conhecida e com maior culto por aqui. Talvez pela vasta extensão litorânea do país e a importância da pesca na economia local e também nacional e em parte por um interesse especial da mídia. Eu nunca vi uma reportagem sobre o Olubajé*, vc já? ... mas é claro, os demais cultos são domésticos e as oferendas a Iemanjá são feitas numa área pública.

A proeminência da Rainha das Águas é tal qual a importância desse elemento, essencial à vida. Existem algumas explicações para essa divindade. Sobre seu nome, diz-se que vem da composição de ia-omó-ejá, que significa, em yorubá "mãe cujos filhos são peixes". No entanto, existem várias formas, ou qualidades, de Iemanjá. As qualidades dos orixás talvez nao sejam tão simples de enteder. Uma comparação um tanto esdrúxula, mas que talvez ajude, é pensarmos nos títulos de Maria, a mãe de Jesus na tradição cirstã. Em cada aparição de Maria ela recebe um nome: Nossa Senhora de Fátima, Nossa senhora das Dores.. etc. Os orixás, a partir da nação em que é cultuado, tem sua iconografia modificada, sua explicação também, mas matém uma essencia expressa principalmente nos seus domínos (no caso de Iemanja, as águas).

Essas qualidades de Iemanjá foram expressas no cancioneiro popular atraves de uma música gravada na década de 80 por Clara nunes e posteriormente Marisa Monte, "Lenda das Sereias".

"Ogunté, Marabô,Caiala e Sobá
Oloxum, Inaê, Janaína, Iemanjá"
 
Todas essas são "qualidades" de Iemanjá. Conta-nos o pesquisador Luiz Antônio Simas que Iemanjá Ogunté, ou Iaogunté, é, "em alguns mitos a mãe de Ogum, em outros é a mulher de Ogum Alabedé. É uma Iemanjá guerreira, jovem, que quando dança porta uma espada". Por isso o nome Ia-ogun-té "mae de ogum primeiro". Sobre Marabô, supõe-se que nao seja uma qualidade de Iemanjá, mas uma alusão a uma saudadação contina num Oriki muito popular nos candomblés que diz: Awá ààbò à yó, Yemanja ... Em geral o povo de santo canta esse início ( awá ààbò ) dizendo "Marabô a yó..." , o que não tem sentido preciso em português. Já Kaiala - que ao contrário da letra encontrada na internet se escreve com "K" uma vez que a letra C do nosso alfabeto nao existe no alfabeto irubá - é originalmente um inkice, Nkaia Nsala, divindade bantu que compõe o panteão de alguns terreiros. Sobá, é Assobá, a forma mais ansiã desse orixá, provavelmente de orgiem gêge. Oloxum é o nome dos sacerdaotes de Oxum, também orixa das águas - doces. Inaê, janaína são nomes populares de iemanjá, talvez sincretizados com algum mito indígena.
 
Iemanjá é a grande mãe. Ela esteve no princípio da criação e nos rege a todos. Todos devemos saudar Iemanjá, nao importa quem é o dono do seu orí. A Rainha das Águas é protetora de todo o povo que, como ela, abre os braços para receber o próximo, sem distinção.

2 comentários:

  1. Mário, sobre Janaína encontrei um post interessante, que defende uma origem européia pra o nome:

    http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI1270956-EI6607,00.html

    Dayan

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