sábado, 16 de abril de 2011

"Meu" Orixá

Há algum tempo me pedem uma nova postagem sobre os orixás. Gosto de falar desse assunto, mas nao gosto que ele tenha uma conotação de exótico.Compreendo, contudo, que haja uma curiosidade a respeito, uma vez que o que mais atrai nos orixás é o véu de misticismo que os envolve.

Pois bem, meus amigos sempre me perguntam: "qual é o meu orixá?" e eu sempre tento, de alguma forma, falar algum... "você tem cara de Oxalá... você? certeza que é Iansã... Provavelmente Oxumaré!" Mas o fato é que so o oráculo pode dizer quem é o seu orixá, e mesmo assim, acontece de isso nao se concretizar no dia da "feitura" de santo. Eu explico... Todos nós temos dois orixás, o orixá de cabeça, aquele que rege nossa vida, e ao qual prestamos culto, e o juntó, um outro orixá que também está presente auxiliando o orixá de cabeça na condução da nossa sorte.

Em geral, as divindades alternam em masculinas e femininas, como numa constituição parental (pai-mãe). Se seu orixá de cabeça for uma yabá (divindade feminina) provavelmente seu juntó será um orixá masculino. Saber qual orixá rege nossa vida faz toda diferença no desenvolvimento da nossa espiritualidade. Pela personalidade de cada pessoa podemos ter uma idéia das divindades que acompanham cada um, ja que esses traços de temperamento, certas escolhas do dia-a-dia, e mesmo as relações que establecemos sao herança direta dos nossos orixás.

Só pra você ficar curioso, as possibilidades são: Ogum, Oxum, Oxóssi, Logunedé, Iansã, Nanã, Oxumaré, Obaluayê, Obá, Xangô, Oxalá, Exu, Ibejis, Iemanjá, Ewá, Ossanha. Esses orixás se desdobram em diversas variações, as quais chamamos de "qualidades de orixás", em Oxalá, por exemplo, temos Oxalufã (idoso) e Oxaguiã (jovem). A esses 16 orixás se juntam divindades que nao "pegam filhos" com Ifá,  orixá da adivinhação, Iroko, o orixá tempo, Olorum, o próprio deus supremo.

Dúvidas? curiosidades? post um comentário...


2 comentários:

  1. mas como posso saber quem é minha mãe ou meu pai de cabeça

    ResponderExcluir
  2. Oi Jucimara!
    No jogo de búzios o babalorixa consegue perceber qual é a divindade que está mais presente no seu jogo. No entanto, na hora da feitura de santo, pode acontecer alguma surpresa! o fato é que certeza absoluta, so se tem no ato iniciático.

    ResponderExcluir