quarta-feira, 20 de abril de 2011

A música que NÃO entra na Escola

Tenho estimulado, nas minhas formações de professores, o trabalho com música. Afinal, quem não gosta de um ritmozinho?? ... contudo, nas conversas sobre o uso de música nas aulas uma polêmica surgiu aeachei bastante pertinente: "qual música devemos ou podemos trazer para a escola?"

Uma ala, que não saberia adjetivar, disse que na seleção de músicas deve-se priorizar aquelas que os alunos gostam e que estão, ou já estiveram, na mídia, para que assim haja um interesse na atividade. Concordo! ... uma outra ala (que eu ate saberia adjetivar, mas prefiro não levantar a polêmica) diz que deve-se trazer para a escola musicas de cunho mais cultural, sofisticada, clássicos da musica popular. Concordo! Toda música pode entrar na escola.

O fato é que a música deve se prestar a um papel pedagógico. O uso desse recurso deve ser norteado por um objetivo que provavelmnte esteja descrito no plano de aula, ou seja, quando se escolhe uma canção devemos ter em vista o que explorar, pois ela está à serviço dos macro-objetivos.

 Para exemplificar, se quero trabalhar tema restrito como cultura afro-brasileira, posso suprir as duas necessidades, a do professor - de apurar o gosto musical dos aluno ou ao menos apresentar-lhes os grandes nomes da música, e para isso escolheria um Roque Ferreira na Voz de Roberta Sá, por exemplo. E agradar à necesidade rítmica e midiática dos alunos, e escolher uma Margareth Menezes com seus afoxés.Enfim, nenhuma das possibilidades pode ser descartada, uma vez que o professor nao pode se esquivar daquilo que apraz o aluno, nem tampouco guiar-se apenas por aquilo que o aluno acha interessante, visto que ao professor cabe o norte da condução escolar.

Resumindo... Usem música! reflita em suas letras, estude sua estrutura rítmica, aprofundem-se. Essa ferramenta é preciosa no desenvolvimento socio-cognitivo, basta usá-lo com critérios. Seguem algumas sugestões para o tema "cultura afrobrasileira e identidade negra"

Quando o Canto é Reza - Roberta Sá
Brasileirinho - Maria Bethania
Axé Bahia - Margareth Menezes
Sol da Liberdade - Daniela Mercury
MTV ao vivo - Daniela Mercury
Beba-me  - Elza Soares
Technomacumba - Rita Ribeiro
Encanteria - Maria Bethania
Afro-sambas - Monica Salmaso
O mundo é meu lugar - Teresa Cristina






2 comentários:

  1. Eu já levei músicas até mesmo da Katy Perry para trabalhar noções discursivas rs [...] Acredito que a preocupação deve se focar em 'como' é feito a abordagem...

    ResponderExcluir
  2. Exato amigo ... toda musica pode ser instrumento de ensino, ela so nao pode entrar gratuitamente no planejamento..

    ResponderExcluir