terça-feira, 16 de novembro de 2010

SALVADOR E EU

 A vida toda planejei minha viagem a Salvador. Desisti algumas vezes depois de hotel parcialmente pago, voos reservados e até abadás comprados para o carnaval. Enfim, esse ano, 2010, tudo saiu como deveria e nas vésperas do meu aniversário de 26 anos eu etava na "cidade Maravilhosa" - a minha, com licença do Rio de Janeiro.

Me emocionei. Cada beco da cidade me dava vontade de chorar. Tentei explicar diversas vezes, mas acho que o que acontecia era tão Meu que não dava pra partilhar. A minha sensação era de reencontro, de volta. Era como se eu conhecesse aquela cidade. E eu realmente conhecia, pelos meus estudos, pelas músicas pelo candomblé... Eu ja partilhava do cotidiano de Salvador mesmo nao estando lá, mas ainda nao era isso que explicaria minha sensação.

Quando caminhavamos pelo orla, eu, em cada esquina, li as placas de indicação dos nomes das ruas e avenidas, e cada uma delas estava no meu imaginário. No centro histórico, eu conhecia cada canto. O cheiro do dendê, do camarão, do quiabo e do coco eram cheiro de casa - apesar de que nunca estiveram presentes na história culinária da minha família. Em duas horas eu ja falava com o sotaque manso e cadenciado dos bahianos. Meu amigos ate se sentiam irritados, quase me deixaram lá! alias, deveriam ter deixado. É minha origem.

Em outra oportunidade escreverei sobre a visita aos candomblés, mas posso dizer que achei "minha turma". A brisa do mar de Salvador é única. As baianas do acarajé, patrimônio histórico e sagrado. Cada banho de mar parecia um batismo. Que riqueza. Como fui feliz na Praia do Forte, no belíssimo Farol da Barra, caminhando pela Ondina, na Boca do Rio, Na Itapoã de vinicius e Caymmi. Sinto falta de cada pedra que pisei naquelas vielas. A alegria da Bahia é a essência da alegria do brasileiro. Pedindo licença ao poeta: "se você não foi à Bahia, então vá".

2 comentários:

  1. "acho que o que acontecia era tão Meu que não dava pra partilhar"...

    amore, desculpa a falta de modéstia, mas EU sei o q vc sentiu. Não q eu tenha sentido o mesmo, mas por ter sonhado com vc esse seu sonho. Não sabe como fiquei feliz por vc te-lo realizado.

    Te amo, simples assim.

    ResponderExcluir
  2. Isso é a mais pura verdade! vc viveu esse sonho cmg. Alias vc ta perto de mim em cada tristeza e em cada alegria, ja percebeu?
    Te amu tamb.

    ResponderExcluir